sábado, 5 de janeiro de 2013

Dietoterapia - saúde e beleza.

Oi gente! como foi o reveillon de vocês?
E como passaram a primeira semana de 2013?
Vamos colocar em prática nossas resoluções de ano novo hãn people!!!

Eu estava passeando pelo site da revista Shape e me deparei com uma matéria que na hora não me chamou muito a atenção, mais o nome me intrigou e cliquei só pra saber qualé a do nomezinho estranho - dietoterapia. (ah vá vc também clicaria não clicaria?)

Achei interessantíssimo até porque é algo venho praticando, e acredito muito, mas não sabia que tinham dado um nome pra isso, neste termo eu nunca tinha ouvido falar.

Dietoterapia é o tratamento de patologias através do alimentos.





Desde os tempos remotos a humanidade já utilizava os alimentos e ervas para fins medicinais, pois, ainda não existiam o que chamamos hoje de medicamentos. A dietoterapia é uma ferramenta da saúde, e em especial do profissional nutricionista, que usa dos alimentos (principalmente), para o tratamento e prevenção de enfermidades, levando ao organismo a adquirir os nutrientes necessários para a boa performance e saúde.


ConceitoDietoterapia é a parte da ciência da nutrição que se dedica às dietas especificas para cada enfermidades. O cuidado nutricional é o processo de ir ao encontro das diferentes necessidades nutricionais de uma pessoa e isto, vai depender do tipo de enfermidade que acomete o individuo. Para uma pessoa saudável, o cuidado nutricional pode significar apenas a avaliação nutricional de rotina. Uma pessoa saudável necessita de cuidado nutricional na forma de educação quanto aos hábitos alimentares. Já o cuidado nutricional para paciente enfermo ou hospitalizado é mais complexo. Deve incluir o acompanhamento da ingestão de alimentos, a adequação destes alimentos à sua patologia e quando ela for inadequada, deverá incluir o aconselhamento do paciente.

É interessante porque quando comecei minha caminhada no emagrecimento, eu tinha lido em algum lugar, não me lembro onde agora, que um dos fatores mais importantes na dieta de quem quer emagrecer de forma saudável é controlar a insulina.
Ou seja, você tem que se alimentar com alimentos de baixo ou médio índice glicêmico, evitar açúcar e carboidratos simples(brancos) pra não deixar que seu corpo tenha picos de insulina, porque a insulina estimula o acúmulo de gordura no corpo, e ninguém em sã consciência quer isso né?
Foi quando eu saí comprei tudo integral pra mim, e cortei açúcar e carbos simples da minha vida.
Eu me preocupava com o índice glicêmico de tudo que eu comia, tudo pra manter o nível da insulina baixa no meu corpo e assim manter um estado constante de queima de gordura.
O resultado 5 meses depois vocês sabem né? 23kg a menos no meu corpicho coisa que não acontecia desde 2005 ou 2004 quando o menor peso que eu cheguei foi 76kg que eu me lembre.
Ou seja, atividade física é extremamente importante no emagrecimento, mas alimentação é 70% do seu sucesso!




Alguns exemplos da dietoterapia em dieta e patologias.
Dieta Hiposódica: Dieta pobre no eletrólito/mineral Sódio (Na), presente em todos os alimentos, mais maior quantidade em especial no Cloreto de Sódio (NaCl), o tradicional sal de cozinha. É indicada para pacientes hipertensos, cardiopatas, com retenção de líquidos (edemas), dentre outros.
Dieta Hipercalórica: Dieta rica em energia, que tem o objetivo de prevenir e tratar principalmente a desnutrição.
Dieta Hiperproteíca: Dieta rica em proteínas, usada também nos casos de desnutrição, oferecendo principalmente proteínas de alto valor biológico como a albumina, também é administrada em pacientes traumatizados como os queimados, para o desenvolvimento hiperplasia de novas células, principalmente para reconstituição do tecido lesionado.
Dieta Hipoproteíca: Dieta pobre em proteínas, indicada para para pacientes que com ingestão controlada de proteínas, como os portadores de insuficiência renalcirrose hepática.
Dieta Hipoglicidica: Dieta pobre em glicídios (carboidratos ou açúcares), que tem como principal objetivo diminuir a quantidade destes, sem contudo diminuir necessariamente as calorias, um exemplo é a dieta para o diabético, que é pobre em glicídios simples, em destaque a sacarose, o tradicional áçucar de mesa.
Dieta Hipolipídica: Dieta pobre em gorduras, principalmente saturadas, indicada para pacientes com hipercolesterolemia e obesos.
Lembrando que só um profissional pode indicar a melhor dieta pra você.


Dietoterapia e tratamentos estéticos


Agora claro que eu não ia deixar de falar sobre a ajuda da dietoterapia em tratamentos estéticos e beleza.
• Dê fim ao “pneuzinho”

Reduza ou, se possível, elimine o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, como batata, pão branco, doces e mel. Além de aumentar a liberação da insulina, este  hormônio é lipogênico, ou seja, promove a formação de gordura e é absorvido rapidamente, causando fome mais rápido. Consuma mais proteínas. Elas aumentam a atividade metabólica porque exigem maior gasto de energia durante o processo de absorção e digestão.
Receita para gordura localizada
Ingredientes:
• 1 pote (180ml) de iogurte desnatado • 4 ameixas secas pretas sem caroço • 1 colher (sopa) de farelo de trigo
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.


• Tchau celulite!

Reduza o sódio das suas refeições, já que o sal promove a retenção de líquidos e aumenta a aparência da celulite. 
Além disso, aumente o consumo de alimentos ricos em potássio. Por serem diuréticos, ingredientes como linhaça, amêndoas, água de coco, suco de laranja, iogurte e leite desnatado, batata cozida, beterraba, acelga, espinafre, melão, ameixa seca, abacate, damasco seco, soja cozida e salmão, reduzem a retenção de líquido e melhoram a circulação sanguínea, dando fim aos temidos “furinhos na pele”.
Suco desintoxicante
Ingredientes:
• 1/2 beterraba cozida • 1 colher (sopa) de salsinha • 1 colher (sopa) de couve • 1/2 maçã • 150ml de água
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome pela manhã.

“Além de energético, é rico em betacaroteno (bom para pele) e auxilia na circulação sanguínea”


• Xô flacidez!

Para dar mais firmeza à pele, consuma proteínas: carnes magras, leite desnatado, queijo branco, ovo e amêndoas.
E fique de olho na dieta, já que o efeito sanfona pode prejudicar a elasticidade da pele. 
Suco proteico contra flacidez
Ingredientes
• 1 copo (250ml) de leite de soja light • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

citação:
http://umamulher.com.br/materia/detalhe/723/Dietoterapia
http://revistashape.uol.com.br/component/content/2173/materia/beneficios-dietoterapia
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqOcAA/apostila-dietoterapia



Por hoje é só.
beijo!
Tati.




2 comentários:

  1. Olá!!!!

    Adorei a dietoterapia, muito interessante.

    Parabaéns pela sua conquista, pela sua dedicação!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dêzinha, super legal o conceito da dietoterapia né?
      e é algo que realmente funciona.
      obrigada flor!
      bjão =*

      Excluir