terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sabe aquele papo, emagreça dormindo???

Pois é meu povo, isso não de totalmente bobagem não.
Eu senti na pele, isso.
Há algumas semanas atrás, depois de um fim de semana de jacadas, eu passei uma semana inteira, treinando com peso de manhã, e a tardezinha fazendo bastante aeróbico, comendo direitinho, e mesmo assim a balança não se movia, nem medidas diminuiam nem nada.

Quando parei e fui procurar nos detalhes o que eu tava fazendo de errado, eu me toquei.
Eu devia estar com o cortisol nas alturas, porque naquela semana, minha princesinha estava super gripadinha, com febre alta, e eu não consiguia dormir a noite com ela assim, eu acordava de hora em hora as vezes cochilava 30 min e acordava pra ver como ela estava (é eu sei, sou o tipo de mãe bitolada).
Mais enfim, quando ela tava melhorzinha, eu que fiquei gripada, corpo ruim, febre, e não conseguia descansar direito, mais mesmo assim tava lá treinando, e treinando.

O pior de tudo é que eu sei que descanso é fundamental pro sucesso do emagrecimento, mais quando a gente está no olho do furacão a gente não ve direito as coisas né?

Só no fim de semana depois de uma semana inteira com a cabeça a mil, que eu consegui descansar, e dormir uma noite inteirinha, e 3 dias depois ja senti a diferença na pança, e um quilo a menos na balança.

Aí claro fui pesquisar mais sobre esse tal hormônio, o cortisol.

A glândula adrenal (supra renal) produz o cortisol em resposta ao estresse (tanto emocional quanto físico) do nosso organismo ou à diminuição do nosso nível hormonal.
 
Quando o cortisol se eleva, acontece o seguinte:


Diminuição cognitiva
Diminuição da função da tireóide
Hiperglicemia
Diminuição da densidade óssea
Aumento da pressão sanguínea
Diminuição da imunidade e da resposta à inflamação no corpo
Aumento da gordura abdominal



Qual melhor maneira de melhorar o nível do cortisol? 

Alimentar-se de três em três horas com alimentos adequados.
O cortisol responde conforme o índice glicêmico do alimento.
Alimentos com alto índice glicêmico como açúcares e comida refinada, aumentam o nível de cortisol.

Logo, o café da manhã com alimentos de alto índice glicêmico (IG) elevam cedo o cortisol para níveis além dos normais, tendendo a permanecerem elevados  tanto durante o dia  quanto durante à noite.

Se o café da manhã for tomado com alimentos de baixo índice glicêmico como ovos, peixe, vegetais, carne, o nível do cortisol tende a permanecer baixo (eu aqui consideraria, aveia, cereais integrais e/ou batata doce, enfim carboidratos complexos). Se uma pessoa começa o dia com os níveis de cortisol baixos, comendo alimentos de baixo índice glicêmico a cada 3 a 4 horas durante o dia, mantém os seus níveis de cortisol em níveis normais.



No entando, cortisol muito baixo também não é legal, porque quando uma pessoa está com os níveis de cortisol muito baixos aparecem sintomas como depressão, fadiga, cansaço, fraqueza e desejo repentino de comer doces.

Resumindo como tudo na vida, o equilíbrio é a chave do sucesso no emagrecimento.

E não se esqueçam, uma boa noite de sono é extremamente importante pra manutenção adequada dos nossos hormônios, que por sua vez é determinante pro bem estar do corpo e da mente.
 


Beijo!
Tati.



citação:Dra. Dina Kaufman

9 comentários:

  1. Puxa que bacana Tati! Não sabia disso não. Bom saber. Vc sempre com boas novidades no blog!
    Desculpe o sumiço e não ter respondido ao seu comentário, vc sempre carinhosa e olha que a gente nunca se viu! rsrs... Estou me reeducando na alimentação, dia após dia, mas um pouco desanimada. Estou muito parada, sem ânimo pra malhar. Pretendo começar na academia na hora do almoço no mês que vem. Já até fui ver ontem o local e gostei. Ai amiga, Deus me ajude a animar. Se não gastar as calorias vai demorar muito não é mesmo?
    Fica com Deus!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nandy, poxa vc ta super sumida hein, não desanima não mulher, outro dia eu li uma frase mais ou menos assim: "as pedras no caminho é o que você vê quando tira os olhos do SEU OBJETIVO" então força ai e vamo junto!
      ah vou te mandar um e-mail ta? depois vc da uma olhadinha la no seu e-mail do hotmail ok?
      bjão!

      Excluir
  2. oi, adorei a dica.

    Vou prestar mais atenção nisso, pode deixar.


    Bjks
    Chelly.
    http://emagrecerepossivel-chelly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelly, isso mesmo é importantissimo dormir, as vezes a gente nem se liga nisso, só fica preocupado com balança ou as medidas q nao baixam, e qdo vc vai ver, a diferença está nos detalhes!

      Excluir
  3. Tati valeu pela dica! Vou tentar seguir!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariiiii, vc ta sumida mulher o que houve?
      saudade de ti, vc nao atualiza mais seu blog!
      durma bem e emagreça tbm, rsrsrs rimou!
      bju!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Campbell, isso mesmo durma bem e acorde magra! parece slogan de remedio vigarista né hahahha mais é a mais pura verdade!
      bjo!

      Excluir
  5. Guria eu sou prova vivo disto, quando durmo pouco não emagreço nada, só retenho ou mantenho, eu sei que tenho que durmir mais kkkkk, e é o que tenho feito...beijos!!!!

    ResponderExcluir