quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Benefícios do Cacau em pó.

Hoje experimentei uma receitinha de Thermo caseiro que a Dani Tâmega passou:
1 XICARA DE CAFÉ + 1 SCOOP DE WHEY PROTEIN DE CHOCOLATE + 1 COLHER DE SOPA DE CACAU + ADOÇANTE ( SE QUISER)

30 MIN ANTES DE TREINAR.

E adorei, suei litros, deu mais pique!
Fiz o meu sem whey mesmo porque ainda não comprei o meu.

Mais aí fiquei meio curiosa, do porque desse cacau em pó estar aí no meio.
E fui dar uma pesquisada sobre o cacau em pó.
Achei uma matéria muito interessante.
Sabiam que o cacau em pó tem duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde?
Pois é me surpreendi com o danadinho.




 Além de ser um estimulador do hormônio serotonina, que é o hormônio do bem estar, ele tem muitas outras características importantes.
Como todos sabemos, é a partir do cacau que o chocolate é feito, embora o consumo de chocolate também proporcione prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina, no chocolate são incluídos diversos ingredientes que o fazem ficar mais gorduroso, açucarado e calórico, isso pode causar obesidade e o consumo em demasia até problemas de coração graças a elevada quantidade de gorduras consumidas.
O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate.
Ao consumir chocolate é preferível a escolha do amargo. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de chocolate existe maior concentração de pedaços de cacau, isso o faz ser menos gorduroso e mais saudável.
Estudos mostram que o cacau em pó tem duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, que já é um super antioxidante. Ele é composto de muitos flavonóides, fitoquímicos e fenólicos, substâncias nutracêuticas que ajudam a prevenir câncer e doenças do coração, entre outras doenças.
Além disso uma investigação feita na Universidade de Chung Hsing em Taiwan, divulgou que os ácidos feólicos presentes no cacau são responsáveis por uma ação emagrecedora. Estes ácidos interferem na ação de leptina, o hormonio que nos transmite a sensação de estarmos saciados, queimam calorias  e previnem o acúmulo de gordura nas células. É sabido que  as moléculas de gordura  levam a outros problemas sobretudo cardiovasculares e de obesidade. Ou seja comer cacau ajuda a “secar o corpo” e deixa a saúde em dia. E isto não é tudo: os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação anti inflamatória, reduzindo os riscos de diabete e aterosclerose. Outro dado  publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, uma das revistas americanas de maior prestígio no mundo da nutrição, atribui ao cacau o poder de inibir o mecanismo que faz o organismo armazenar ou produzir mais gordura. Essa riqueza está no cacau em pó e no chocolate amargo, quanto mais puro melhor. O cacau apresenta algumas substâncias que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doces.  Resultado: É mais fácil controlar os desejos por açúcar , e assim mais fácil de controlar a balança.
 fonte: Link

Mais atenção cacau em pó não é achocolatado ok? 

3 comentários:

  1. Tati,
    Que legal! Eu usei por um tempo, mas vou voltar a usar, mas fazia diferente, nem lembro mais! kkk

    Sobre a receita, é café, whey e cacau?

    bjs

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    1. Isso mesmo café + whey + cacau, no meu caso eu não usei whey, mais o café e o cacau turbinaram meu treino, eu gostei Mari, experimenta! Mais isso, só se vc não tiver comprado seu thermogênico ainda, acho q vou comprar um, café é muito diurético pra mim, não queria usar por muito tempo.

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    2. Tati,
      Eu não tomo café. Dai fica dificil. O que é esse thermogênico?

      bjs

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